Estudante de economia se aproxima do sonho de representar o Brasil na Assembleia da Juventude na ONU


A Baiana Cintia Sanches da Silva, estudante de ciência econômica na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) Mato Grosso, foi escolhida para o processo de mentoria no programa Jovens na ONU. Além disso, ela conta com suporte de professores da instituição para desenvolver seu projeto de transformação social.

Cintia nasceu na cidade de Itagi, interior da Bahia, sendo a filha mais nova dentre nove irmãos. Em busca de melhores condições de vida, sua família se mudou para o estado de São Paulo, passando por Guarulhos e se estabelecendo, até sua idade adulta, na favela de Paraisópolis. Senhor Ailton, pai da jovem, arrumou um emprego no restaurante de Dona Maria, que os acolheu e auxiliou até se estabilizarem na cidade, passando, após o fechamento do estabelecimento, a empreender na venda de Acarajés, maior favela de São Paulo. Para isso, novamente, contaram com o auxílio da simpática Dona Maria.

Cintia, dedicando-se aos estudos, passou no famoso “Vestibulinho” para estudar seu ensino médio na Escola Técnica Estadual (ETEC) Abadias Nascimento. Durante seu período de ensino médio, começou a desenvolver sua primeira participação e desenvolvimento de um projeto social, juntamente com seu amigo Felipe. Para isso, ambos solicitaram à coordenação da escola que os auxiliassem na reativação e organização da biblioteca, intercalando entre os dois jovens os horários para mantê-la ativa. Posteriormente, ela continuaria a auxiliar em outros projetos na escola, como fez mais tarde, ainda no ensino médio, no projeto Creditar do Professor de Contabilidade Mauro do curso técnico da ETEC, que auxilia as pessoas da comunidade com o imposto de renda.

Após realizar o ENEM, a jovem foi aprovada em duas universidades públicas, optando pela UFMT (atual UFR), começou a participar de atividades sociais, também, em sua nova cidade, e manteve-se sempre acompanhando programas relacionados, de alguma maneira, à Organização das Nações Unidas (ONU). Mais tarde, conheceu o projeto inaugurado este ano, denominado “Jovens na ONU”. Este programa, criado por Susana Sakamuro, visa inserir o Brasil na Youth Assemble (Assembleia da Juventude), com jovens de todas as regiões, fornecendo bolsas aos candidatos que tenham iniciativas de impacto social no país. Além disso, o programa auxilia os mesmos com mentorias de embaixadores brasileiros que já participaram desta conferência. Dessa forma, Cintia está sendo mentorada pela ex-bolsista Dalvana Lopes em seu projeto que visa ajudar a criar e dar bolsas a estudantes da universidade. Para isso, ela conta com o suporte da Reitora Dra. Analy Castilho e do Prof, Dr Luís Otávio, que procuram trazer a ONG Instituto Semear, atuante no combate da vulnerabilidade social do estudante universitário. Portanto, ela busca trazer esta e outras entidades, junto com empresas para auxiliarem na manutenção dos estudantes universitários em seu ensino, visando criar um ciclo virtuoso no qual o jovem, durante o recebimento do auxílio, deverá desenvolver projetos sociais dentro da universidade e mentorar outros aos quais venham a ingressar. Assim, o projeto possibilita, com as empresas parceiras, um contato mais direto com o estudante, buscando ajudar o mesmo a ser empregado em programas de estágio.


Cintia, agora, está se encaminhando para etapa final e necessária para garantir sua vaga em Nova York, representando os estudantes de Economia e nosso país, visando aplicar os conhecimentos aprendidos para realizar uma transformação social e gerar aqueles ao seu redor um verdadeiro desenvolvimento. Nós, da Federação, desejamos a ela toda sorte possível e esperamos entrevistá-la no futuro, para nossa Revista.

E vocês pessoal? Conhecem algum colega que seja fonte de inspiração em sua faculdade ou universidade e que esteja ativamente trabalhando para transformar nosso país em um lugar melhor? Contate-nos, ficaremos felizes em podermos mostrar a todos os incríveis exemplos de estudantes, por todo o país, que estão fazendo a diferença de maneira ativa!

Vale destacar que a estudante foi selecionada e precisa de ajuda de custos para a realização da viagem, onde a mesma deixou a disposição para quem quiser ajuda-la seu e-mail : cintiasanches2011@hotmail.com e também a conta do Banco para depósitos.

Banco do Brasil

Agência : 5988-9

Conta: 2.881-9

Cintia S Silva


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Federação Nacional dos Estudantes de Economia - FENECO

Sede: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010

E-mail: direcaoexecutivafeneco@gmail.com

Copyright © 2016 FENECO - All rights reserved.