Nota da FENECO em apoio a CAPES

Um novo capítulo do pacote de retrocessos iniciado em 2016 se deu no dia 02/08/2018.

Quando por meio de uma nota o CAPES revelou, o que já havia sido prenunciado pelos que resistiram a aprovação da PEC 55, que se tornou a EC 95 que institui contingenciamento e o congelamento dos "gastos" públicos.

A CAPES tornou público que à partir do segundo semestre de 2019 será inviável manter seu programa de bolsas para pós-graduação, pesquisas em andamento e convênios com universidades e institutos estrangeiros.

A restrição orçamentária vai extinguir quase 200 mil bolsas de pós-graduação de uma só vez, isto é, em prática teremos ainda menos pessoas entrando e conseguindo se manter nos seus cursos de mestrado e doutorado. Além de ser exaustivo, de longa duração e massivo em requerimentos, é importante ressaltar que a pós-graduação no país é feita com dedicação exclusiva por parte do estudante, isto é, os alunos mais pobres que lutaram para conseguir uma vaga no mestrado ou doutorado e que dependem realmente da bolsa não conseguirão se manter no curso.

A paralisação das pesquisas e a quebra dos convênios com universidades estrangeiras vai acarretar um sério problema institucional do Brasil para o exterior, fragilizando nossas relações e credibilidade com outros países. Todavia, nosso grau de dependência externa vai aumentar e com a falta de pesquisa e inovação torna-se impossível pensar em um projeto de país desenvolvido e justo para todos.

A Federação Nacional de Estudantes de Economia - FENECO é contra os cortes feitos na educação e na pesquisa e acredita fielmente que essas áreas devem ser tratadas como investimento e não como gasto. É injusto e imoral o que estão fazendo com a CAPES, entidade tão importante para o desenvolvimento científico e tecnológico da nossa nação.

Pedimos aos estudantes de economia de todo o Brasil, que assinem o abaixo assinado no link abaixo para conseguirmos debater essa situação no Senado Federal, sendo necessário no mínimo 20 mil assinaturas.

Também haverá uma passeata às 17 h na Cinelândia - RJ e contamos com a presença de todos.

Juntos somos mais fortes e vamos conseguir impedir esse retrocesso, enraizando cada vez mais o investimento público em Educação, Pesquisa e Inovação.


Viva a ciência, viva o Brasil.

FEDERAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ECONOMIA - FENECO Agosto de 2018.

Link para votar https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=108297 Evento no facebook https://www.facebook.com/events/2146428768965998/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Federação Nacional dos Estudantes de Economia - FENECO

Sede: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010

E-mail: direcaoexecutivafeneco@gmail.com

Copyright © 2016 FENECO - All rights reserved.