Encontro Regional de Estudantes de Economia em Ilhéus

Nos dias 29, 30, e 31 de Março, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA) recebeu o Encontro Regional de Estudantes de Economia (ERECO). Este encontro faz parte da agenda anual de eventos de estudantes de Ciências Econômicas e tem como objetivo promover integração entre os estudantes, além de socialização de oportunidades e debate econômico de envergadura regional e nacional. O tema dessa edição foi "Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas: Uma avaliação dos desafios e perspectivas para o Nordeste do futuro". A proposta do XXIV ERECO Nordeste centrou-se na diversidade do campo de atuação e estudo da Economia. Com o intuito de evidenciar a riqueza do pensamento econômico em suas diversas vertentes, enfatizando a relação entre a economia e as outras áreas do conhecimento.


Por ser um evento regional, a temática que embasa o congresso busca trazer reflexões sobre o nordeste nos aspectos de crescimento, desenvolvimento e políticas públicas. Levando sempre em conta a perspectiva futura para a região, além da criação de alternativas para as dificuldades encontradas.

O evento é dirigido por uma comissão organizadora local que se candidata a receber o evento um ano antes. O ERECO é tido como uma oportunidade de crescimento e aprendizado aos estudantes da universidade sede, seja participando da comissão organizadora cuja missão é pensar, propor, planejar e executar o evento, seja participando como staff na operacionalização do mesmo. Segundo a estudante Brisa Moura, Coordenadora Acadêmica do ERECO Ilhéus, " são experiências como estas que fazem a gente se reconhecer melhor no curso que estamos, no que estudamos, e na profissão que escolhemos seguir. Hoje, tenho a sensação de dever cumprido e gratidão aos meus colegas que trabalharam duro junto comigo e a todos que vieram de longe prestigiar nosso trabalho e conhecer nossa universidade. A Uesc tremeu com o Ereco!" Para o estudante Luiti Silva Funato, Coordenador de Captação de Recursos do ERECO, "participar da organização do ERECO Ilhéus foi um desafio diferente dos que já enfrentei na universidade. Porque ter uma equipe formada por pessoas que eu mal conhecia e promover um evento maior do que todos os outros em que já ajudei na organização me gerou um misto de frio na barriga com empolgação. Sensações que só se diluíram quando recebi o feedback dos congressistas durante o evento e na plenária final quando percebi que, majoritariamente, o ERECO Ilhéus agradou muito mais do que desagradou."

Ademais, os ERECOs são uma oportunidade para os estudantes participantes apresentarem projetos de extensão e pesquisa. Em Ilhéus, os três melhores trabalhos receberam prêmio em dinheiro.


Os encontros em si são uma excelente ocasião de aprendizado com palestrantes de diversos segmentos: profissionais do mercado, professores e mesmo estudantes. Todos eles dispões deste espaço para exibir seus trabalhos e serem reconhecidos regional e nacionalmente. Nessa edição do ERECO, tivemos a honra de contar com a presença de José Sergio Gabrielli, professor licenciado da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da PETROBRAS.

​ Participaram dessa edição do ERECO cerca de 170 estudantes de Ciências Econômicas de várias universidades do Brasil, com destaque para as universidades da região Nordeste. Os próximos ERECOs ocorrerão no segundo semestre. O ERECO/Sudeste deverá acontecer na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), enquanto o ERECO/Norte, será em Santarém, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)- ambos ainda sem data confirmada. Qualquer estudante de economia do país pode candidatar sua universidade para sediar um ERECO em 2019. Estejam atentos ao Edital de candidatura! A diretoria executiva da Federação Nacional de Estudantes de Economia (FENECO) parabeniza os estudantes de Economia da UESC pelo esforço e trabalho empenhado na realização do ERECO Ilhéus.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Federação Nacional dos Estudantes de Economia - FENECO

Sede: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010

E-mail: direcaoexecutivafeneco@gmail.com

Copyright © 2016 FENECO - All rights reserved.