Melhores momentos do II Encontro Regional dos Estudantes de Economia do Norte!

Foto: Oficina cultural de carimbó


Com o tema “Desenvolvimento no Contexto Amazônico: quais caminhos a seguir?”, o encontro aconteceu nos dias 31/10 à 04/11 e teve como objetivo principal instigar a reflexão acerca dos desafios enfrentados pela região Amazônica no contexto social, político e econômico.


A palestra de abertura foi realizada pelo professor Dr. Sandro Leão (UFOPA) que discutiu a expansão do agronegócio da soja no Oeste do Pará, apresentando as transformações e as dinâmicas da expansão, com particular interesse nos municípios de Santarém e Itaituba. Infelizmente, por dificuldades logísticas, o professor Clélio Campolina (UFMG) não conseguiu comparecer.


O segundo dia começou com o grupo de discussão sobre os grandes projetos para Amazônia sob a ótica de diferentes atores da sociedade, contando com a participação de representantes do INCRA, docentes e indígenas da UFOPA e do Movimento Tapajós Livre. A palestra principal ficou à cargo da professora Dra. Ingrid Caldas (UFRR) que trouxe uma reflexão acerca dos direitos de propriedade e dos desafios para o desenvolvimento econômico do Estado de Roraima. Além disso, o professor Dr. Eduardo Costa – representando a Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (FAPESPA) – apresentou os resultados das análises feitas pela FAPESPA no Estado do Pará.


A palestra de encerramento, dirigida pelo professor Dr. Humberto Miranda (UNICAMP), trouxe questionamentos quanto ao padrão agroexportador da Amazônia e Brasil, deixando a seguinte indagação: qual o futuro da Amazônia?


Minicursos


Os minicursos oferecidos abordaram:

- “O acesso e tratamento de dados estatístico para economistas”, ministrado por Maria Glaucia (FAPESPA);


- “Economia Solidária”, ministrado por Armando Lirio (UFPA);


- “Economia Política, Mulheres, Economia, Gênero e Sexualidade”, ministrado por Thayllanny Mattos (UFOPA).;


- “Economia e Turismo”, ministrado por Elise Húgaro (UFMG), permitiu aos participantes ter uma visão mais ampla e crítica acerca do planejamento turístico e de sua importância para o desenvolvimento econômico e preservação da cultura local;


- “Economia Comportamental e Neuroeconomia”, ministrado por Antônio Sá (UFF) que fez uma análise sobre a teoria, os métodos de pesquisa e a aplicação prática da Economia Comportamental e Neuroeconomia;


- “Economia do Esporte”, ministrado por Albert Liu (USP), mostrou as áreas mais importantes da economia do esporte e os possíveis caminhos para quem deseja trabalhar neste segmento.


Artigos


Durante o II ERECO NORTE ocorreu também a premiação para os melhores artigos inscritos. Os três primeiros lugares foram:



1º Lugar:


Tema: “A MANTEIGA DE OVOS DE TARTARUGA UM PRODUTO RENTÁVEL NO

ALVORECER DA PROVÍNCIA DO AMAZONAS”

Autores: Raimundo Filho, Andrielle Silva e Michele Silva


2º Lugar:


Tema: “UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPORTAÇÕES DE MILHO E SOJA PELO PORTO DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ EM SANTARÉM NO PERÍODO 2015-2017”

Autores: Carlos Souza, Elen Ferreira, Elisa Oliveira, Romário Galúcio, Tiago Siqueira e Leila Monte


3º Lugar:


Tema: “RELAÇÃO ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRIMINALIDADE NA REGIÃO NORTE”

Autores: Andrezza Pires, Durbens Nascimento, Jarsen Guimarães e Tarcisio Lobato


Cultural


As oficinas culturais de “Dançando Carimbó” e “Aprendendo Capoeira” ofereceram a todos os participantes a oportunidade de entrar no ritmo paraense.


Ademais, houve um tour pelas praias santarenas, degustação da culinária local. Além de três festas noturnas, com direito a muito brega, carimbó, forró, sertanejo e funk.


Experiência da Comissão Organizadora


A experiência do ERECO NORTE permitiu um vislumbre do quão difícil é alcançar os estudantes de economia na região. Os problemas de mobilidade entre os estados e a falta de incentivos por parte das IES foram alguns dos fatores que justificaram a baixa participação de estudantes não-residentes no evento. Porém, nenhum desses obstáculos comprometeu o sucesso do evento.


Por fim, nós (FENECO) gostaríamos de agradecer a Comissão Organizadora do II ERECO NORTE (especialmente a Deyse, Aline, Nayara, Romário, Kamyla, Caio, Elisa, Gilana, Raissa, Dani, Carlos, Edilene, Victor, Zenira) pelo resgate feito do encontro na Região Norte. Um agradecimento especial ao professor Luis Feijão, coordenador do curso na época, que aceitou o desafio e para os professores Sandro Leão, Andréa Leão, Leila e Elen que abraçaram a ideia e, com os estudantes, tornaram esse evento possível. E também agradecemos o apoio da UFOPA.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Federação Nacional dos Estudantes de Economia - FENECO

Sede: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010

E-mail: direcaoexecutivafeneco@gmail.com

Copyright © 2016 FENECO - All rights reserved.