Depoimentos

Cássio Eduardo-Presidente da CO do ENECO- GO 2017

"Descrever todas as sensações de participar de um Encontro Nacional de Estudantes de Economia talvez seja uma das missões mais difíceis... é algo que só dá pra saber participando efetivamente. E coordenar uma Comissão Organizadora de um evento desta envergadura é uma responsabilidade e desafio inimaginável. 

O ENECO é o momento ápice de uma série de pequenos acontecimentos e que podemos conhecer uma realidade muito diferente da que vemos todos os dias em nossas casas, cidades e universidades. É o momento de conhecer pessoas singulares, de ter acesso a conteúdos e discussões que jamais teríamos a oportunidade se permanecermos inertes dentro de uma sala de aula, lendo um livro ou assistindo uma transmissão online. É o momento de conhecer estudantes e pesquisadores que possuem as mesmas perspectivas que as suas, mas também é a oportunidade de conhecer algo diferente, talvez algo que discorde plenamente... mas são esses os momentos mais enriquecedores das nossas vidas.

O coração bate acelerado só de lembrar de alguns fatos! E lidar com as expectativas e ansiedade de cada membro da CO e dos participantes requer jogo de cintura. Os ânimos mudam a todo instante, uma palavra ou uma frase dita pode gerar um grande impacto, pode gerar diversas interpretações e ocasionalmente, algum desgaste. Encontrar formas de incentivar, motivar e gerenciar frustrações são pontos fundamentais e que ocorrem o tempo todo.

Como já dizia Jorge Paulo Lemann: "Pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho, então é melhor pensar grande". Portanto, é necessário estrar pronto para um grande "NÃO"... mas é necessário tentar a todo custo. Talvez você não receba o apoio esperado, talvez algumas pessoas te coloquem pra baixo, outras talvez até te boicotem, mas no meio do caminho terá pessoas maravilhosas e que apoiará incondicionalmente as suas ideias. 

Sou grato a todos que apoiaram a nossa CO, mas sou ainda mais grato àqueles que nos cobraram, àqueles que nos negaram ajuda e àqueles que fizeram pouco caso. Pois foram por essas pessoas que demos o nosso melhor, foram por elas que viajamos em vários estados para convidar palestrantes e divulgar o ENECO 2017. Trabalhamos sem descansar todos os dias, durante um ano e recordo-me do olhar e das palavras de cada uma dessas pessoas. E foram por elas que reprovamos em várias disciplinas, mas devo dizer, cada nota baixa valeu o sorriso que vi no rosto das centenas de estudantes de economia e de outros áreas científicas aqui em Goiânia. Foi gratificante ouvir os aplausos desses participantes em cada palestra. 

Registro aqui o meu agradecimento a nossa CO, a todos os membros e não membros que contribuíram para a construção do maravilhoso e inesquecível 43º Encontro Nacional de Estudantes de Economia. 

E para finalizar... quero dizer que só é possível saber para onde iremos, se soubermos de onde viemos, se soubermos a nossa história, se soubermos a nossa origem. Obrigado a todos os envolvidos no levantamento de informações sobre as 42 edições anteriores do ENECO. Registro o meu eterno agradecimento aos estudantes que tiveram a ousada e corajosa iniciativa de realizar a primeira edição deste incrível evento, em 1972, em plena ditadura militar.

Em memória a todas as pessoas que fizeram história nesse evento e na construção das ciências econômicas em nosso país, presente!"

Maryanna Nascimento - uesb

"Minha primeira experiência com congresso acadêmico foi o Ereco - Campina Grande em 2013. Ter participado foi incrível, porque a gente amplia nossa visão sobre a economia, a partir da perspectiva de tantas outras pessoas e lugares. Cresce como gente! 
O Ereco - Maranhão também marcou minha trajetória acadêmica de forma especial, porque foi um evento MUITO bem feito, com uma coordenação extremamente dedicada e que era nítida a preocupação para que tudo ocorresse de forma impecável. Aquele Ereco ficou marcado na minha memória de como podemos fazer eventos tão grandes e com tanta qualidade. 
Gratidão pelo privilégio que tive de participar, porque foi lindo e também porque fiz amizades sinceras! 
Sobre os Enecos, o mais gratificante foi a pluralidade de conhecimento, de perspectiva teórica, tendo em vista, que colegas de todo país estavam ali compartilhando suas ideias.
Faço destaque também para qualidade do acadêmico nos últimos Enecos que fui! Foram incríveis!"

Federação Nacional dos Estudantes de Economia - FENECO

Sede: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010

E-mail: direcaoexecutivafeneco@gmail.com

Copyright © 2016 FENECO - All rights reserved.